Reiki x massagem: uma associação polêmica

Existem na atualidade muitas escolas de massagem que incluíram a prática de reiki entre as materias lecionadas, abrindo um debate sobre o nível de terapia em que a prática do reiki deve ser categorizada.

Conceitos formais de Reiki e massagem

reikiConheci a idéia de reiki há pouco tempo. Estava pesquisando sobre as apresentações existentes das terapias que envolvem massagem em geral e percebi que o reiki era apresentado como uma delas com muita frequência, aparecendo como prática oferecida em vários institutos de massagem terapêutica. Isso me causou estranhamento e me levou a questionar essa associação, que me pareceu muito estranha, e percebi que não sou o único a fazer esse tipo de questionamento.

A definição mais comumente aceita para massagem é “manipulação das áreas corporais mais macias com objetivos terapêuticos ou de bem estar”. O reiki no entanto tem uma definição diferente: a idéia é o equilíbrio da energia vital do indivíduo. A filosofia do reiki entende que quando esta energia está desequilibrada ou fraca isso impacta diretamente na saúde da pessoa, física e emocionalmente. A prática do reiki envolve direcionar esta energia de forma a reequilibrar seus níveis e melhorar a saúde do indivíduo. Não há, no entanto, nenhum toque físico envolvido nas práticas habituais do reiki, o que torna estranho e questionável a sua classificação como “massagem”.

Basicamente o reiki consiste em transferir energia do mestre para o paciente (ou, segundo o ponto de vista comumente adotado, o paciente atrai para si tal energia ativamente, tendo responsabilidade no processo e não apenas um papel passivo). Esta energia reequelibra a do paciente, promovendo harmonia e cura.

Origem do Reiki

A prática do reiki foi criada por Mikao Usui, que dirigia uma escola cristã japonesa. Após uma experiência religiosa pessoal durante um período em que ele buscava um entendimento mais prático para as curas praticadas por Jesus, Mikao começou a desenvolver um trabalho de cura na instituição, e a treinar sucessores que espalharam o conhecimento pelo Japão e posteriormente pelo mundo todo.

É uma doutrina não caracterizada como uma religião, mas com entendimento fortemente baseado na espiritualidade. É reconhecida a existência de uma força superior e fonte da energia da vida com a qual trabalha o reiki.

massagem-reikiOpinião da comunidade científica

Diversos estudos apontam para o fato de que o reiki possui efeitos benéficos reais, não sendo seus benefícios apenas efeito de sugestão psicológica. Há também a questão de que a troca de energia promovida entre o mestre e o paciente promovida pelo processo deve ser motivada por compensação financeira, motivando o mestre e promovendo comprometimento do paciente.

Outra questão é que muitos locais exigem licença emitida pelo governo para a prática profissional e terapêutica de massagem, dificultando a vida os mestres de reiki quando o mesmo é visto formalmente como uma forma de massagem.

Anúncios